O gênero Sula é composto por aves palmadas marinhas da ordem dos Suliformes, da família Sulidae e conta com três espécies com ocorrência no Brasil.
O atobá-pardo possui envergadura de 132 até 155 centímetros e tamanho entre 64 até 85 centímetros, o corpo é escuro, com exceção da barriga branca e do bico e patas amarelas. A sua plumagem é cor de café com a barriga branca. A garganta e o loro são nus, encarnados. Seu bico e amarelado com um tom de verde e seus olhos são azuis celestes. O macho tem as patas de um tom forte de amarelo e suas penas são mais escuras do que as da fêmea. As patas da fêmea são bem claras de um tom de amarelo desbotado e seu bico tem a ponta rosada, enquanto o do macho é todo amarelado. Fica em bando em cima de barcos de pesca, onde podem pousar para descansar e às vezes conseguir um peixe jogado do barco.
O atobá-pardo é uma ave característica dos mares tropical e subtropical, inclusive das costas e mares brasileiros. Ocorre no Sudeste e Nordeste do Brasil.
O atobá-grande mede entre 75 e 86 centímetros e apresenta entre 150 e 160 centímetros de envergadura. Seu peso varia de 1200 e 2300 gramas.
As fêmeas são maiores que os machos. Ave branca com primárias, secundárias e cauda pretas, máscara preta em torno do bico e olhos, algumas manchas escuras nas costas. Bico de laranja para verde-amarelo com preto na base; olhos amarelados; pés escuros, oliváceos ou plúmbeos.
Os juvenis com cabeça e partes superiores castanho-cinzentas, dorso inferior e partes inferiores brancas e colar cervical esbranquiçado. A plumagem adulta é adquirida ao longo de dois a três anos. Nascem nus, mas são completamente cobertas com penas após 35 a 40 dias.
Os ninhegos, os jovens e os imaturos possuem íris de coloração cinza e pés variando de chumbo a chumbo-amarelado.
O atobá-grande também é conhecido como atobá-mascarado, possui vasta distribuição pelos oceanos tropicais e subtropicais. No Brasil existem populações no arquipélago de Abrolhos, no Atol das Rocas, Fernando de Noronha e Ilha da Trindade.
Medem entre 66 e 77 centímetros de comprimento e pesam cerca de 1 kilograma e tem uma envergadura de 91 a 101 centímetros.
Espécie que apresenta plumagem bastante polimórfica, ou seja, sua plumagem apresenta coloração diversa inclusive com formas intermediárias, sem que isso seja uma variação por conta de subespécies.
Indivíduos com plumagem branca tem o corpo quase todo branco, muitas vezes um tom amarelo-damasco. No entanto, pode-se ver negro nas rêmiges primárias. As secundárias, grandes coberteiras e primárias exteriores, muitas vezes têm uma coloração cinza prateada. Algumas formas de indivíduos brancos apresentam uma cauda enegrecida, outros têm a cauda branca. Nas aves com a plumagem na forma escura, a coloração varia de camurça ao marrom chocolate. Os indivíduos mais escuros tem a cauda, penas coberteiras primárias apenas um pouco mais escuras que as partes superiores da ave. No entanto, há alguns indivíduos onde a coloração é muito pálida na cabeça, pescoço e parte inferior, outros são muito escuros nas asas e cauda. Alguns indivíduos apresentam a coloração branca na parte de trás do corpo e na cauda. As íris são marrom escuro, geralmente rodeado por um anel periocular estreito mais claro. No momento em que é mais resplandecente, o bico é cinza-azulado, mais fosco na porção distal, e com bordas amarelo esverdeado. É visível uma mancha avermelhada na base da mandíbula, delimitada por trás e abaixo por uma linha estreita de pele nua que vai desde o bico até o saco gular. Apresenta uma região de pele nua na coloração rosada entre o bico e a testa e outra região com a pele nua na coloração azulada ao redor dos olhos. Todas essas áreas de pele nua na face tornam-se menos intensas quando a ave está fora da época de reprodução, tornando a coloração avermelhada ou azul mais opaca e pálida, o bico perde sua bela e atraente tonalidade amarelo-esverdeado. As pernas variam do vermelho ao laranja avermelhado brilhante.
Ambos os sexos tem plumagem semelhante, mas os machos são aproximadamente 15% menores em tamanho do corpo do que as fêmeas.
Os juvenis são de coloração marrom terra ou marrom escuro, com uma área mais clara na parte da frente do pescoço e do abdômen. A coloração da íris varia do cinza ao amarelo, a pele do rosto é cinza-ardósia, embora um pouco mais clara sobre o saco gular. As pernas variam do cinza escuro ao laranja-carne. O imaturo de todas as subespécies têm uma plumagem menos uniforme e mais manchada.
Os filhotes apresentam uma plumagem macia com coloração branca e bico escuro, quase preto. As pernas e pés são amarelados.